Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Vassouras/RJ- Roteiro bate e volta ou fim de semana

Vassouras/RJ- Roteiro bate e volta ou fim de semana

Fim de semana chegou e está sem ideia de lugar para passear? Vem cá que eu te conto sobre um ótimo roteiro para bate e volta ou final de semana no Rio de Janeiro! Garanto que você irá se encantar com essa cidade!

"Você pode não ter grana para viagens longas todo mês, mas se olhar em volta, sempre haverá um lugar interessante por perto a descobrir" Aline Monteiro

 

Sabe aquelas viagens que te faz aprender mais e te leva a relembrar aquelas aulas de história parecendo que todos aqueles textos dos livros acabam de saltar diante dos seus olhos? Foi assim que aconteceu nesse passeio.

 O roteiro de hoje é modalidade passeio/ educacional. Aquele que toda a família curte!

Você pode programar um feriado, final de semana ou até um bate e volta!

Já adianto que o bate e volta te deixará com gostinho de quero mais e assim como eu, você vai querer repetir a dose, pois a cidade possui atrações para uns 3 dias de roteiro. Já estou inclusive querendo programar um terceiro bate e volta! rs...

Cidade cenário de várias novelas globais como " Orgulho e Paixão"(2018), "Além do tempo"(2015), " Coração de estudante" (2002), "Presença de Anita"(2001), "Pedra sobre Pedra"(1992), "Roque santeiro", " O fim do mundo" (1996), " Fera Radical" (1988), "Hiper tensão" (1986)," Força de um desejo"(1999), " Escrava Isaura" (1976), "Sinhazinha Flô" (1977), e o filme " Quase dupla"(2017) com Tatá Werneck e Cauã Reymond, Vassouras irá certamente te encantar com seu charme!

Vassouras/RJ

Onde Fica?

A viagem de hoje será um passeio por uma cidadezinha no interior do RJ, situada junto ao vale do Paraíba.

Como Chegar?

Saindo do RJ- Acessando a via Dutra,  pegar a saída em direção a Paracambi, depois pegar a serra pra Mendes e acessar a BR 393. 

Saindo de SP- Acessar a BR 393 pelo centro da cidade de Volta Redonda.

Saindo de MG- Acessar a BR393 através da BR040, na altura da cidade de Moura Brasil.

Existem opções de ônibus para Vassouras saindo da Rodoviária Novo Rio, porém, a rodoviária de Vassouras não fica no centro histórico.

Quando Ir?

Pode ser visitada durante todo o ano.

Um pouquinho da História de Vassouras

O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região, conhecido como “tupeiçaba” ( sei que você, assim como eu, também lembrou da vassoura de piaçava né?!mas não sei se tem alguma coisa a ver não! rs...)ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.  

Eis abaixo a foto da tal da planta que deu origem ao nome da cidade! O guia Arilson, nos conduziu pela primera vez que fomos. Ele demostra verdadeira paixão pelo seu trabalho. Super indico!

    Imagem em Vassouras/RJ  Imagem em Vassouras/RJ

A cidade possui um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro.

Herança da época dos Barões do Café, a cidade possui um centro histórico repleto de grandiosos palacetes e suntuosos casarões, reflexo de sua história cheia de riquezas. Marca de um tempo chamado então  de “Ouro Verde”, em que a cidade foi o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos.       

Sejam bem-vindos a viagem do tempos dos barões e baronesas! Espero que gostem das fotos. Como sempre, mergulhei na viagem de corpo e alma e aproveitei para me caracterizar com roupas de época! rs...

 Vassouras/RJ

O que fazer em Vassouras?

Roteiro Bate e volta ou de fim de semana

Eu convidei umas amigas e fomos fazer um bate e volta num sábado. Depois, vi que tinha muito mais coisas para visitar e decidi juntar as amigas novamente para voltar e fazer um segundo bate e volta.

O roteiro da primeira vez foi:

Museu casa da Hera; Praça Barão de Campo Belo, Igreja Matriz, Centro Cultural Cazuza e Fazenda do Secretário.

O roteiro da segunda vez foi:

Praça Barão de Campo Belo, Antiga Estação Ferroviária, Fazenda São Luiz da Boa Sorte, Jardim Uaná Etê, Praça Lafaiete, Cemitério. Sendo que o Jardim acabamos não conseguindo visitar devido condições climáticas do dia anterior.

MUSEU CASA DA HERA

Vassouras/RJ

Imperdível! O nome casa da Hera, se deve por ela ser totalmente coberta por essa planta. A casa é um excelente exemplo da residência urbana da elite cafeeira do século XIX e pertenceu por fim a Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher bem a frente do seu tempo. Ela foi a primeira mulher a investir na bolsa de valores, se relacionou com um homem por 14 anos mas não casou, não teve filhos e ainda tem uma pintura dela dentro da casa com um vestido de ombros de fora. Bem ousada pra época essa Dona Eufrásia! 

Vassouras/RJVassouras/RJ

Ao entrar você vai se recordar um pouco do museu de Petrópolis pois vão te dar aqueles chinelos estilo pantufas para andar arrastando os pés. Lá também existe um guarda volume gratuito. Não é permitido fotografar nem filmar nada. Uma guia do museu conduz a visitação contando um pouco da história e apresentando os cômodos da casa.

    Vassouras/RJVassouras/RJ

A visitação pode ser pré agendada e é guiada em grupos de no máximo 14 pessoas por vez. A duração da visitação guiada dentro da casa é de aproximadamente 40 minutos, mas ainda existe uma área externa dentro da chácara a ser visitada que vale muito a pena! Possui um túnel de bambuzal com uma lenda de que as pessoas que caminham até o final desse túnel encontram ou mantém o grande amor da sua vida! Eu que não ia perder a oportunidade né?! rs..

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Vassouras/RJ

Sugiro separar umas 2 horas para esse ponto turístico. Assim você aproveita com calma para fotografar. É um lugar lindo!

Da Praça Barão de Campo Belo até o museu Casa da Hera são uns 8 minutos caminhando.

ENTRADA: Gratuita

Horário de Funcionamento: 10 as 17h seg a sexta . Seg só a chácara abre. /13 AS 17H sab, dom e feriado.

Contato: (24) 2471-2930

PRAÇA BARÃO DE CAMPO BELO

Vassouras/RJ

Ao chegar na cidade a primeira coisa que te deixa apaixonada é dar de cara com essa praça! Ali você já gasta um tempão só fotografando de todos os ângulos possiveis e imagináveis. A praça tem um chafariz e uma igreja matriz de fundo e deixa tudo parecendo cenário de novela. 

Vassouras/RJ

 Imagem em Vassouras/RJImagem em Vassouras/RJImagem em Vassouras/RJ

Vassouras/RJ

Marco do centro Histórico da cidade, foi construída a pedido do Barão de Campo Belo, entre 1835 e 1857, e compõe o conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN. O gramado verde que se estende rodeado por palmeiras imperiais tem em seu centro o chafariz monumental datado de 1846, projetado pelo arquiteto espanhol D. Joaquim Soto Garcia de La Veja, adorno construído para servir como fonte de água para a vila de Vassouras.

Ao redor da praça encontram-se vários outros pontos turísticos como alguns casarões datados do século XIX.

Vassouras/RJVassouras/RJ

 

PALACETE BARÃO DE RIBEIRÃO

Atual sede do IPHAN, já foi a antiga residência do Barão de Ribeirão. A casa foi deixada de herança para o Visconde de Cananéia que teve como hóspede o Conde D´Eu.  Posteriormente a casa foi transformada em Hotel e hospedou a Princesa Isabel. Também serviu de Fórum, Cadeia Pública e ainda abrigou setores da administração pública municipal.

Vassouras/RJ

Vassouras/RJ

Não está aberta a visitação interna. 

ENTRADA: Era gratuita porém está fechada para restauração. Após as obras irão definir se manterão a gratuidade.

Funcionamento: Seg a Sex de 9 às 17h.

Contato: (24) 2471-2428/ escritorio.medioparaiba.rj@iphan.gov.br

 

CÂMARA MUNICIPAL DE VASSOURAS

Imagem em Vassouras/RJ         Imagem em Vassouras/RJ

Edificada a partir dos anos, em 1850 foi projetada para estar a altura da importância da cidade. Abrigou o poder Excecutivo, legislativo e Judiciário. Já funcionou também como cadeia pública cujas grades ainda permanecem na fachada posterior.

Vassouras/RJ

Esse foi o único prédio de Vassouras contruído com uma finalidade pública e suas colunas foram apadrinhadas por ilustres da época.

Para conhecer mais ligue e agende sua visita.

Horário de funcionamento: Seg a qui 12 as 18h/ sex de 7h as 13h/ sab e dom não abre. Como eu fui no sábado não consegui entrar.

ENTRADA: Gratuita

Contato: (24) 2491-9400

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Vassouras/RJ

A origem dessa Igreja é uma capela erguida em 1828 pelo Barão de Ayuruoca. Anos depois, ainda no século XIX, a arquitetura atual da matriz foi concebida.

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJImagem em Vassouras/RJ

Seu altar conta com uma pintura que remete a anjos no céu e seu autor homenageou uma de suas filhas nessa pintura. Vale chegar bem próximo para identificar qual das imagens é a sua filha. 

O segundo andar da Igreja conta com uma escultura de Jesus deitado, pertencendte a igreja, alguns ítens religiosos expostos e exposições temporárias de artes. Vale a pena a visita ao segundo andar.

A missa do turista acontece todos os domingos às 10h.

PRAÇA SEBASTIÃO LACERDA 

Vassouras/RJ

Situada nos fundos da Igreja Matriz, seu nome é em homenagem a um dos primeiros abolicionistas de Vassouras, pai de Maurício de Lacerda (prefeito de Vassouras). De um lado, enfileiram-se 16 centenários Ficus indianos e de outro a Casa das 14 Janelas que pertenceu a Joáo Evangelista Teixeira Leite, filho do Barão de Itambé.

Sebastião Lacerda foi avô de Carlos Lacerda, governador da Guanabara na década de 1960.

Não é uma praça bonita para fotos não, mas existe uma lenda dessas árvores que tem ao lado dela. Dizem que se você as abraçar e fizer um pedido, ele se realizará! Pelo sim, pelo não, fizemos nossos pedidos abraçadinhas nela! rs..

 

Vassouras/RJ

PALACETE BARÃO DE ITAMBÉ 

Construído em 1849, por Joaquim Botelho e adquirido por Francisco José Teixeira, o Barão de Itambé. A suntuosa construção, coberta com telhas de canal e portas ricamente desenhadas, ostenta em seu frontão um grifo de louça e diversas gárgulas. O prédio, ainda em processo de restauração, possui várias pinturas parientais do artista catalão José Maria Villaronga e pertence atualmente à FUSVE.

Quando eu fui estava fechado a visitação interna.

Mirante do Imperador

Mirante privilegiado de onde se avista toda a cidade de Vassouras e seus arredores. É procurado também para prática de caminhadas leves. Atualmente existem eventos durante o ano. Fica a aproximadamente 7 km da Praça Barão do Campo Belo. 

Acabei não indo. Trocamos o roteiro devido a alterações climáticas do dia.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Vassouras/RJ

Inaugurada em 1875, a Estação Carril Vassourense ligava Vassouras a Rio das Mortes por meio de bondes puxados a lombo de burros para encontrar as composições da Estrada de Ferro de D. Pedro II. A construção adquiriu a atual aparência, já como Estação Ferroviária, em reforma no ano de 1914, quando foi inaugurada com a presença do então presidente Marechal Hermes da Fonseca. Com o fim da ferrovia, ficou anos desativada, depois recebeu adaptações e abriga atualmente a presidência da FUSVE e é também a sede do centro de atendimento e apoio do turista e do Memorial Ferroviário.

Vassouras/RJ

O último trem passou por ali em 1970.

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJImagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJImagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Vassouras/RJ

Dali também saem os passeios de trenzinho que faz um city tour por alguns pontos turísticos mais afastados da praça. Esse passeio que custa R$15,00 por pessoa combina com aquela preguicinha após o almoço! rs... Duração de uns 35 a 40 minutos.

Obs: Essas roupas de época engordam a gente pra caramba! kkkk...

Vassouras/RJ

CASA DA CULTURA/ CENTRO CULTURAL CAZUZA

O edifício que agora abriga o Centro Cultural Cazuza é um antigo casarão de 1845, em estilo neoclássico. Localizada ao redor da Praça Barão de Campo Belo, a principal da cidade, a casa tem grande valor simbólico e integra o conjunto protegido pelo Iphan desde 1958.

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Essa cadeira da foto acima é chamada de cadeira macho pois era usada apenas pelos homens. Por conta dos braços que tem nelas não dava para as mulheres com seus vestidos armados sentarem-se.

 

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

A varanda desse casarão é de frente para a Praça Barão de Campo Belo. A vista é linda! A casa foi residência de importantes nomes da história de Vassouras, a cidade dos Barões de Café, tal qual o genro do Barão de Itambé, Francisco José Teixeira de Souza. Após seu falecimento, em 1871, o prédio foi transformado em sede de diversos clubes e colégios, até ser adquirido pela Prefeitura Municipal, que criou ali uma casa de cultura.

A família de Cazuza possui uma forte relação com o edifício, pois foi onde Lucinha Araújo, mãe do artista, nasceu. Foi também ali em frente, anos mais tarde, que ela conheceu seu marido, o empresário João Araújo. Para marcar esse vínculo familiar, foi instalado no novo centro cultural o busto de Maria Rangel de Araújo, educadora e fundadora do Colégio de Vassouras e avó de Cazuza.

A visita é acompanhada com um instrutor que percorre os cômodos da casa contando um pouco da história. Existem exposições de artes, mobiliários do século XIX como a cadeira macho e uma sala em homenagem ao cazuza.

Entrada gratuita

Jardim Uaná Etê

É um Jardim com várias atrações permanentes super interessantes como labirinto da música. O 1 labirinto paisagístico dedicado à música do mundo. Teias para relaxar olhando o céu, gramado para fazer piquenique ou descanso, trilhas (são mais de 5 km de caminhos a céu aberto), spa botânico (Piscina de Lama, escalda pés, massagens com agendamento prévio), caminho das Acácias (Percurso de exercícios de aproximadamente 1,5km, desenhado sob medida por Murali Das, mestre de Ioga. Fazendo todos os exercícios você fica aproximadamente 2h no caminho e aperfeiçoa sua forma interior e exterior),bosque dos sinos, jardim dos cristais, jardim da sabedoria (Uma das atrações mais procuradas do jardim. Adquira uma fita de cetim na recepção para escrever seus desejos, e enlace com fé a Árvore.)

Existem também atrações atrações temporárias como a festa das luzes,baile prateado(dedicadoa pessoas de cabelo prateado), festival de jazz e outros.

Devido as condições climáticas não consegui visitar.

Entrada: R$20,00

Horário de funcionamento: Qui a seg 9 ás 17h

Contato: 24 981469032 

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Passou a ser incluído como ponto turístico a pouco tempo por uma situação curiosa que acontece todos os anos. Lá foi sepultado Monsenhor Rios, figura muito querida ao qual foram atribuídos vários milagres e graças. Na época de finados nasce em seu túmulo,uma flor que exala cheiro forte de carniça que chamam de"flor de carne". 

 

FAZENDAS HISTÓRICAS

FAZENDA DO SECRETÁRIO

Vassouras/RJ

A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, a propriedade chegou a possuir 500.000 pés de café e 366 escravos.

Existem duas versões correntes para a origem do nome "Fazenda do Secretário": uma delas atribui o nome ao seu fundador, José Ferreira da Fonte, que foi secretário de diversos governadores da província; a outra explica que o nome foi tomado do ribeirão chamado Secretário que nasce de vertentes próximas e banha a fazenda. 

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Parte da sua tulha, localizada do lado direito da casa, ainda permanece. Ali se situavam 51 lances de senzalas, 5 enfermarias e dez casas para empregados. Em frente a casa e ao lado da tulha, um relógio francês instalado em uma bela torre marcava as horas. 

Vassouras/RJ

Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo. O título de Barão lhe foi agraciado em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II. 

Vassouras/RJVassouras/RJ

Vassouras/RJ

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Vassouras/RJVassouras/RJ

Vassouras/RJ

Possui vários aposentos: uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, capela, salão de baile e salas de jantar com pinturas do catalão José Maria Villaronga, conhecido por suas obras em estilo "trompe d`oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba. 

Vassouras/RJ

Os jardins, com sua extraordinária beleza e dimensão, possuem estátuas em ferro fundido da famosa fundição Barbezat & Co, localizada no Vale d’Osne. 

A Fazenda do Secretário foi retratada por Vitor Frond, renomado pintor, e já serviu de cenário para várias produções da TV Globo, como as minisséries "Os Maias"(2001)e o"Quinto dos Infernos"(2002).

A fazenda é liberada à visitação de grupos com agendamento prévio e mínimo de 12 pessoas. Não é permitido fotografar nem filmar no interior da casa.

Na minha opinião é uma das Fazendas mais bonitas da região e quando você chega lá vê que vale o valor cobrado pois o lugar possui uma paz e uma beleza única. 

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

 

Separe bastante tempo para as fotos pois o cenário é perfeito! Eles alugam para casamento e eventos também. Até o banheiro lá é um charme a parte!

ENTRADA: R$80,00 com direito a lanche no final. 

Agendamento pelo telefone (24)99974-1537 ou (24)99263-2824 Édina.

Uma funcionária guia pelos cômodos da fazenda mas não se aprofunda muito na história do ciclo do café.

FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE

Vassouras/RJ

É fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café. A São Luiz e a Boa Sorte, fundada em 1835.

Atende com agendamento prévio e possui opções de valores.

ENTRADA: R$70,00 só a visitação

                R$90,00 visitação+lanche no final

                R$120,00 visitação + almoço

Funcionamento: Recebe grupos em apenas 2 horários. 10h e 15h .

Vassouras/RJVassouras/RJ

Vassouras/RJ

Superou minhas expectativas! A Fazenda também funciona como Hotel e seu diferencial são os quartos decorados no estilo imperial. É permitido fotografar em seu interior e possui um funcionário que vestido a caráter, nos guia pelas dependências do casarão contando um pouco da história. Após a visita interna no casarão, seguimos para uma antiga senzala, que decorada,virou memorial do negro escravizado.Lá nos recebem com funcionários vestidos de escravos que cantam alguns jongos e falam um pouco desse período da escravidão no Brasil. É muito emocionante!

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Vassouras/RJ

Vassouras/RJVassouras/RJ

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Imagem em Vassouras/RJ Imagem em Vassouras/RJ

Logo após seguimos para um outro espaço chamado Museu do Café, ao lado da senzala. Excelente lugar para aprender mais sobre o ciclo do café na região.

Minha dica é fechar a visitação com alguma refeição pois o lugar é extremamente convidativo! 

Essa fazenda é maior que a Fazenda do Secretário e para visitar todas as áreas com calma irá te levar uma tarde inteira.

Vassouras/RJ

 

 

Vai por mim

A visitação na cidade com um guia local fará toda a diferença no passeio. Poder relembrar ou aprender um pouco mais da história do Brasil fora das salas de aula fará você viajar 2 vezes. Na cidade e no tempo! Segue abaixo os nomes dos guias que contratei e seus respectivos contatos:

Andrea (24) 992399382/ Arilson (24) 99277-8846

Imagem em Vassouras/RJ  Imagem em Vassouras/RJ

Os dois são guias credenciados e são excelentes!

Outra dica que gostaria de deixar aqui é o Restaurante Bonatta, no centro de Vassouras. O restaurante fica em frente a Antiga Estação Ferroviária e serve uma comida caseira feita no forno a lenha. Preço por pessoa estava R$15,00 sem balança.

As duas vezes que fui almocei lá e todo o grupo adorou a comida.

E aí? o que achou do post? Bem, espero que tenham gostado e que tenham incluído esse roteiro na lista dos desejos! 

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: