Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Pirenópolis/ GO

Hoje nosso destino é Goiais, isso mesmo. vamos mergulhar nas águas geladas das cachoeiras desse paraíso e suspirar pelas mais belas paisagem desse lugar lindo que fica em nosso Brasil. Meu nome é Aline Monteiro, fundadora do site vem cá que te conto e estarei aqui pra te passar dicas de viagens como essa de Dolina. Bora lá?

Salve , salve viajantes!!!

A aventura de hoje será na charmosa cidade de Pirenópolis, interior de Goiás. Cidade das cachoeiras, de gente hospitaleira e águas geladas…rs

Roteiro de 2 dias em Pirenópolis

Saímos de Brasília e pegamos o primeiro ônibus na Rodoviária de Brasília sentido Pirenópolis. A passagem custou R$31,25 para cada uma. Ficamos 2 dias em Pirenópolis.

Onde se hospedar?

Eu gosto de indicar o http://hostel7.com.br/.

Tem um ótimo preço e os assinantes ainda tem desconto nas diárias usando o código promocional #ALINEMONTEIRO (mínimo duas diárias).

1° dia em Pirenópolis

No primeiro dia , chegamos por volta de 11:30h. Então deixamos nossas mochilas no Hostel e fomos almoçar num restaurante do centro. Após o almoço, partimos para a Fazenda Bonsucesso.

Imagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GO
Fazenda Bonsucesso

O local funciona diariamente de 8 às 16h.

Valor da entrada R$25,00 por pessoa. Não aceita cartão! Só dinheiro! Criança não paga.

Uma propriedade particular com um circuito de 5 cachoeiras com trilhas bem tranquilas. Porém, como fomos na época das secas, uma delas estava muito vazia,infelizmente não teria como entrar. Fizemos apenas 4 paradas. Todas maravilhosas! A temperatura da água é perfeita!!

O Hostel que nos hospedamos nos disponibilizou o serviço de guia gratuito solicitando apenas que rachássemos o combustível. Como só tinha eu e a Carol, ele cobrou R$20,00 de gasolina. Achei muito bom pois estava sem carro lá e as cachoeiras são bem distantes do centro. Essa Cachoeira fica a uns 5 km de estrada de terra.

A trilha é bem marcada e possui escadas de madeira e corrimão em alguns trechos. São aproximadamente 1.200km de trilha até a última cachoeira. As cachoeiras não são de uma beleza monumental, mas são muito cristalinas e excelentes para banho.

Imagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GO

1ª Parada

Nos primeiros 600 metros já conseguimos chegar na primeira. Ela é linda!! Ótima para crianças pois não é funda.

2 ª Parada

E continuamos caminhando sentido a próxima parada para banho. Esse é o trecho mais longo pois a 3ª, 4ª e 5ª são bem próximas.

A temperatura dessas dessas águas é uma delícia! Essa também é rasa e bem tranquila para quem não sabe nadar!

3ª Parada

É muito pertinho dessa. Agora tem apenas um trajeto mais íngreme com escadas.

Essa já é mais funda. É preciso saber nadar! Muito boa para mergulhar!!

4ª Parada

Essa pra mim é a mais bonita do circuito!!! Também é funda. Precisa saber nadar! Mas, pra quem não sabe, tem um pocinho bem colado nela!! Só fica seco se você quiser!!!rs…

E assim fechamos nossa tarde! Super refrescadas e energizadas!!!

2 º dia em Pirenópolis

No segundo dia acordamos bem cedinho, tomamos café da manhã no Hostel e lá na mesa mesmo já fizemos amizade com um grupo e conseguimos companhia para o passeio do dia rachando apenas a gasolina! Adoro isso!!!

Nosso primeiro destino foi a Reserva Ecológica Vargem Grande para conhecer as Cachoeiras da Santa Maria e do Lázaro. A reserva fica a aproximadamente 11 km de distância do centro de Pirenópolis.

Reserva Ecológica Vargem Grande

O local funciona diariamente de 9h às 17h.

Valor de entrada: R$35,00 por pessoa. Aceita cartão!!! Criança não paga!

Dica importante: Na entrada , perto do estacionamento, existe um local para compra de água e algum lanche. Caso não tenha levado de casa, não esqueça de comprar água! A maior parte do trajeto da trilha é aberta. Ou seja, exposição ao sol com força! E vale lembrar que estamos falando de um local quente e seco. A trilha até a cachoeira do Lázaro tem bastante trechos de subida.

Cachoeira de Santa Maria

A primeira parada foi na cachoeira de Santa Maria com uns 700 metros de trilha. Ela parece uma praia! É incrível!! Tem uma parte com areia que parece de praia e no fundo aquela cachoeira linda!! É uma cachoeira bem gelada! Demora um tempo para acostumar…rs

Cachoeira do Lázaro

Para chegar na cachoeira do Lázaro precisamos continuar a trilha por mais 1500 metros. A trilha é toda demarcada por um caminho com pedras. Não tem como errar. Poucas árvores, a exposição ao sol é quase constante, então, abuse do protetor solar e não esqueça da água e do lanche pois no trajeto de ida e volta não possui lugar algum para compra de nada.Existe apenas aquele ponto antes de começar a trilha.

Imagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GOImagem em Pirenópolis/ GO

A água estava uma delícia! No início você acha muito fria, depois acostuma!

Saindo da Reserva da Vargem Grande, nos dirigimos a Reserva do Abade. Como já estava na hora do almoço e lá possui restaurante essa ordem de visitação ficou perfeita!

Reserva do Abade

Funciona diariamente de 9h às 17h

Valor de entrada: R$30,00 adulto e R$15,00 criança. Não aceita cartão!

Possui restaurante no local. O restaurante aceita cartão de débito! O valor do almoço é R$ 40,00 adulto e R$20,00 criança. Come a vontade incluindo sobremesa. Gastei R$68,75 com as bebidas para nós duas.

A reserva do Abade fica a aproximadamente 17 km de distância do centro. Sendo 5 km de estrada de asfalto e 12 km de estrada de terra.

Dentro da Reserva do Abade podemos conhecer 2 cachoeiras principais. A cachoeira do Abade e a cachoeira do cânion.O local também conta com outra trilha moderada mais longa, de 2,5 quilômetros, onde se visita outras quatro cachoeiras e diversos mirantes com lindas paisagens.

As trilhas são leves, moderadas até as cachoeiras principais.

Eu fiz apenas as 2 principais.

Cachoeira do Abade

Por uma trilha leve moderada de uns 400 metros você chega a cachoeira do Abade. Essa é a principal cachoeira do local com uma queda de d’água de 20 metros de altura.

A água é extremamente gelada e poucos são os corajosos que entram nela. A maioria dica sentado ou deitado na parte de areia descansando do almoço mesmo e só apreciando a paisagem. Eu particularmente não gostei muito dela pois o fato de ter mais gente fora do que dentro d’água gera um aglomerado de gente que me recorda uma farofada!! kkkk… É criança jogando pedra na gente, é gente procurando um espacinho de areia e sol para se aquecer… Não vi ninguém com frango ou farofa não! É só a minha visão do lugar mesmo. rs… A água é quase congelante. Daquelas que dão cãimbra… Eu entrei de teimosa!!! kkkk…

Pirenópolis/ GO

Saindo da parte farofada, fomos seguindo a trilha para conhecer a cachoeira do Cânion que é bem próxima. Uns 5 minutos no máximo.

Cachoeira do Cânion

Essa cachoeira fica quase que vazia…até porque não possui muito espaço para ficar fora da água. Há apenas umas pedras. Lá , assim como a do Abade, possui um salva vidas. Por não bater sol , essa cachu é igual ou mais gelada que a do Abade! Bonita, mas gelada pra burro!!!

Ahhh… bem funda também!

Pirenópolis/ GO

Dali , partimos para a ponte!! Existe uma ponte que liga os dois lados da fazenda. Essa ponte está a uma altura gigante e balança demais quando caminhamos nela. Se dá medo? kkk… Vai com medo mesmo!!! kkk..

Como disse anteriormente, o local também possui outra trilha moderada mais longa, de 2,5 quilômetros, onde se visita outras quatro cachoeiras e diversos mirantes. Nós fizemos apenas esses pontos e então voltamos para o centro de Pirenópolis.

Ahhh… na ida ou na volta você vai passar por um mirante na estrada. Não achei nada de outro mundo, mas tiramos uma foto lá para registrar!

Pirenópolis/ GO

E assim voltamos para o centro de Piri pra descansar!!!

A noite fomos jantar no centro de Piri….Ahhh… um charme a parte! As mesas todas na rua de pedras, com iluminação de velas….um sonho!!!

Ahhh… e o que não poderia faltar!! Ir a Piri e não tirar foto com os mascarados espalhados pela cidade é um crime turístico!!! kkkk…. Tem vários espalhados pela cidade, mas minha bateria acabou…sniff..sniff… Eles são irresistíveis!!!

Pirenópolis/ GO

E assim fechamos nossos maravilhosos 2 dias na cidade encantadora de Pirenópolis!!!

Agora é só arrumar as malas e pé na estrada!!!

Bem, espero ter ajudado no seu planejamento!

Quem desejar orçamentos de passagens aéreas pode enviar um e-mail para contato@savastanooperadora.com.br, ela é ótima para achar passagens mais em conta!

E aí? Curtiu o post?

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram

Grande beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!