Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

PASSAPORTE DA ESTRADA REAL- Você Já Tem O Seu?

PASSAPORTE DA ESTRADA REAL-  Você Já Tem O Seu?

A ostentação de todo viajante e mochileiro é ter um passaporte cheio de carimbos não é mesmo?! Que tal incluir mais um passaporte para colecionar carimbos de visitas a cidades históricas ? Vem cá que eu te conto tudo que você precisa saber sobre esse passaporte!

Você também é apaixonado por passaporte e carimbos? 
Bem vindo ao clube!
Acho que todo viajante é um colecionador de fotos e carimbos. Pelo menos eu sou muito! 
E pra quem ainda não conhece, vou explicar sobre um passaporte chamado passaporte real.

Passaporte Real- Você já tem o seu?

O que é o passaporte real?

É um incentivo turístico dos Estados de MG, SP e RJ para que os viajantes conheçam mais da história do ciclo do ouro aqui no Brasil. A idéia é fomentar o turismo nessas cidades.


O que é a estrada real?

A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

                       Imagem em Passaporte Real- Você já tem o seu?

Caminho Velho
Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho Novo
Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

Caminho dos Diamantes
O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Sabarabuçu
Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.

Qual o valor da taxa para obter o passaporte?

Ele é gratuito! Pedem apenas a doação de 1 agasalho ou 1kg de alimento não perecível.

Como solicitar o passaporte real?

Basta entrar no site www.institutoestradareal.com.br
Preencha a ficha do viajante, escolha um dos caminhos e aguarde a confirmação do e-mail que geralmente chega em 24h. É super rápido! 
Apresente seu e-mail de confirmação com o número gerado pelo sistema no dia da retirada. (pode ser o print da tela no celular).

Onde posso retirar meu passaporte?

Você poderá retirar nos centros de informações turísticas das cidades de Paraty, Ouro Preto, Petrópolis, Tiradendes, Cocais, Diamantina ou Glaura. 

 

O que eu ganho usando esse passaporte?

Minha primeira resposta é: Tirar onda! hehehe...  Existem vários tipos de colecionadores pelo mundo, nós, viajantes e mochileiros de plantão temos um em comum: Colecionar carimbos em passaporte!  Para os viajantes de plantão ostentação é ter um passaporte sem espaço pra carimbos. Quanto mais melhor!

Quando criança lembro que ficava numa felicidade sem fim quando ia completando meu álbum de figurinha. Dai a gente cresce, começa a viajar e substitui os álbuns pelos passaportes! 

A segunda resposta é: Você aprende mais sobre a história do seu país e consequentemente, mais sobre você mesmo! Sabe aquelas aulas de história que davam sono numa sala de aula fechada e muitas vezes calorenta? Pois bem, você terá a chance de entender de perto a hitória do Brasil. Para isso, não deixe de contratar um guia local. Ele tornará sua experiência inesquecível!

A terceira resposta é: Você vai tirar muita foto top! Terá a oportunidade de apreciar a arquitetura bem preservada desde a época da colônia. Vai desfrutar de uma natureza exuberante com paisagens e cachoeiras incríveis e uma gastronomia excepcional!

A quarta resposta é: Ao percorrer todo o Caminho e obter um carimbo por cidade, você já pode retirar seu certificado digital. Para isso, envie um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br. Entretanto, cada Caminho exige seu número mínimo de carimbos: 
Caminho dos Diamantes: 10 carimbos
Caminho Novo: 8 carimbos
Caminho Velho: 14 carimbos
Caminho do Sabarabuçu: 04 carimbos

Agora é só olhar o mapa da estrada real, escolher as cidades e aproveitar as belíssimas cachoeiras, praias e se preparar para expert em história do Brasil. 

E aí? o que achou do post? Bem, espero que tenham se animado para tirar o passaporte de vocês também!  

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ler mais dicas como essa lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: