Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Roteiro de 2 dias em Ilhas Secretas de Paraty- RJ

Roteiro de 2 dias em Ilhas Secretas de Paraty- RJ

Paraty tem tanta coisa pra fazer que não cabe num final de semana. Mesmo assim, segue aqui um roteiro diferente do que todo mundo faz! Vem cá que eu te conto sobre as ilhas Secretas de Paraty!

PARATY

Onde fica?

Paraty é um município do Estado do Rio de Janeiro. Fica no litoral Sul do Estado.

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Fui com alguns amigos antigos e novos! Fizemos desse passeio uma confraternização de final de ano! Um fim de semana só das luluzinhas, no outro abrimos para os meninos também! 

Quando ir?

Isso vai depender do seu objetivo na viagem. Paraty é uma cidade em que tem o que fazer durante todo o ano. Do festival da cachaça até festival de jazz.

Se seu objetivo é curtir as praias e as cachoeiras, a melhor época é o verão, porém,  a incidência de chuvas é maior. Nas outras estações do ano, em especial no outono, chove menos e não faz muito frio, sem contar que os preços das diárias e o movimento são menores - exceto nos feriados e nos períodos de festa.

Paraty- RJ

História de Paraty

Paraty é uma das cidades que fazem parte da estrada real e uma das 7 cidades em que se pode retirar o passaporte da estrada real. 

Durante o período colonial brasileiro, a cidade foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil. 

Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada com o objetivo de aproveitar o fluxo das marés. Assim muitas das ruas são periodicamente inundadas pelo fluxo das marés. O que faz alguns a apelidarem de a "Veneza brasileira". 

Paraty- RJ

No período da colônia, essa inundação servia para limpar as ruas. Assim, levando todo o esgoto que era jogado a céu aberto.

 

O que fazer em Paraty?

City Tour pelo Centro da Cidade

Paraty- RJ

Ouvir a História do Brasil no mesmo lugar onde tudo aconteceu é fascinante! Você pode contratar um guia local em uma agência ou contratar o Anderson (um caiçara apaixonado pela história do Brasil que conta a História em frente a Igreja Santa Rita de Cassia e ao antigo mercado negreiro em Paraty, caracterizado de escravo). De longe parece uma estátua! Ao chegar próximo você ainda fica na dúvida! rs.. Ele fala com muita paixão da história e com suas vestes surradas interpreta um negro escravo. Caso esteja viajando sozinho, o Anderson geralmente fica em frente a Igreja dando um aulão e pede apenas uma contrubuição ao final.

Em turnos de 3 a 4 horas pela manhã e pela tarde, a performance pode começar a qualquer momento.

Sua performance, um misto de stand-up com narração de guia turístico, pode variar de 5 a 30 minutos, dependendo do engajamento do público. Ele explica claramente que seu objetivo é contar um pouco do período da escravidão e de como a cidade foi erguida por mãos negras. 

O contato do Anderson é (24) 99818-1540

Paraty respira História do Brasil e separar uns momentos com ele é bastante enriquecedor. 

Uma das coisas que mais guardei foi quando ele explica sobre as pedras irregulares das ruas. Quem nunca passou ali reclamando? Eu, várias vezes! Até conhecer a história dessas pedras.

Essas ruas de pedra foram feitas no século XVII e no século XIX. Mas foram feitas por crianças escravas .Por isso levam o nome de pé-de-moleque: eles iam acertando com os pés as pedras de diversos tamanhos. Dái, depois que ouvi isso, me senti envergonhada de ter andado tantas vezes ali reclamando. 

Isso reforça meu ditado de quem viaja aprende a ver a vida com outros olhos. Você nunca volta o mesmo.

Paraty- RJ

Vale super a pena conferir. 

Passeio para as Ilhas Secretas de Paraty

Paraty tem uma infinidades de ilhas e as mais bonitas e paradisíacas não fazem parte dos passeios de escuna tradicionais.

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

 

Quando eu fui com um grupo de amigos contratei um barco para fazer um passeio privativo e me levar até as Ilhas que eu queria.

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Infelizmente, o dia que fomos estava meio nublado. Então, quando fazia um sol eu corria pra tentar aproveitar para as fotos! rs..

Paraty- RJ

Paraty- RJ

E mesmo sem o sol as fotos ficaram bem bacanas! 

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Super indico o Thiago (esse aí da foto), do barco Gladiador. Pontual, responsável e um excelente profissional.  Ele é caiçara e leva você nos roteiros mais Tops de Paraty.

O contato dele é (24) 99837-0908 (Thiago).

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

O passeio privativo com o Thiago pode te leva a:

- Praia da Lula

- Lagoa Verde

- Ilha dos cocos

- Ilha dos mantimentos

- Ilha da pescaria e por aí vai...

Conhecer a Ilha do Pelado

Paraty- RJ

A Ilha do Pelado fica um pouco antes de chegar no Pórtico de Paraty. Localizada em São Gonçalo, olhando a lateral da estrada você já consegue avistar faixas oferecendo o passeio até lá. 

Você só consegue chegar nessa Ilha através de taxi boat ou lancha. A orla da praia de São Gonçalo fica com vários táxis boats que cabem até 16 pessoas para fazer essa travessia que dura cerca de 10 minutos.

Paraty- RJ

A ilha do pelado, apesar de pequena, possui 2 restaurantes, mesas e cadeiras.

A água é calminha e num tom esverdeado que lembra as praias do sul da Ásia. É um paraíso!

Paraty- RJ

Imagem em Paraty- RJ Imagem em Paraty- RJ

  Imagem em Paraty- RJ Imagem em Paraty- RJ

Paraty- RJ

Lá também não fica tumultuado. Fui 2 vezes e nas duas estavam praticamente só o meu grupo de amigos.

A travessia custa R$20,00 por pessoa (ida e volta).

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Visitar a Tribo Indígena dos Pataxós e a Cachoeira do Iriri

Paraty- RJ

Assim que você voltar da Ilha do Pelado, vale olhar atentamente e procurar essa tribo indígena. Assim que achar essa placa você pode entrar! Se estiver saindo da ilha do pelado em direção a Paraty essa placa estará do seu lado direito. A cachoeira do Iriri fica na altura do km 158 da rodovia Rio-Santos.

Paraty- RJ

Lá tem uma trilha de fácil acesso. Uns 7 minutos caminhando no plano para chegar a cachoeira do Iriri que fica dentro dessa resera indígena.

Paraty- RJ

A cachoeira tem 2 quedas e um poço muito gostoso para nadar!

É uma reserva indígena mesmo! Você poderá até vê-los com seus trajes típicos. Eles também adoram tirar fotos com os visitantes!

Imagem em Paraty- RJ Imagem em Paraty- RJ

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Lá tem artigos artesanais para vender. Não é cobrado taxa para visitação, mas é cobrado uma taxa para o estacionamento.

Paraty- RJ

Imagem em Paraty- RJ Imagem em Paraty- RJ

A dica de hospedagem que eu deixo é a casa da iaiá hostel. É um hostel administrado só por mulheres. Custo benefício ótimo! São super atenciosas e profissionais.

Paraty- RJ

Paraty- RJ

Como éramos um grupo de amigos, alugamos uma van executiva e rachamos as despesas.

Segue o contato do profissional para aluguel do tranporte que eu indico (21) 98356-3698.(Luciano)

E aí? o que achou do post? Bem, espero que tenham se animado para tirar o passaporte de vocês também e aproveitar esse pedacinho de Paraty!  

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ler mais dicas como essa lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

 

 

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: