Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Museu do Ingá em Niterói- O museu que já recebeu Walt Disney!

Museu do Ingá em Niterói- O museu que já recebeu Walt Disney!

Você sabia que Walt Disney já veio a Niterói? Só descobri isso quando visitei o museu. Uma casa que foi transformada em Palacete , foi sede do Governo do Estado do Rio e hoje é um Museu exalando história e beleza! Quer saber mais? Vem cá que eu te conto!

Museu do Ingá

Museu do Ingá

O museu do Ingá ou Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro, como também é conhecido, exala história pelas suas estruturas. É um museu grande, com arquitetura característica do século XIX e cheio de curiosidades também. 

Museu do Ingá

Você sabia que Walt Disney já veio a Niterói? Só descobri isso squando visitei o museu. Em 1941 por conta da política de boa vizinhança entre Brasil e EUA no contexto da 2ª Guerra Mundial, Walt Disney visita o Rio de Janeiro e é recebido por Amaral Peixoto no Palácio do Ingá. 

O acervo é constituído de porcelanas, mobiliário, cristais, esculturas, fotografias, numismáticas, diversos documentos da sua história antiga, indumentárias (inclusive algumas roupas da Casa da Marquesa de Santos / Museu da Moda Brasileira que pegou fogo lá na quinta da boa vista) foram salvas por estarem lá para restauração, mas não estão expostas. 

Museu do Ingá

Museu do Ingá

Museu do Ingá

O amplo espaço do Museu do Ingá conta com dez salas de exposições, duas reservas técnicas, um Laboratório de Restauração e Conservação, uma oficina de gravura, além de uma Biblioteca especializada em História do Brasil (Colônia, I e II Impérios) e história do Rio de Janeiro, com aproximadamente 3.226 títulos.

Onde fica?

Rua Presidente Pedreira, n°78, Ingá.

Imagem em Museu do Ingá Imagem em Museu do Ingá

Funcionamento

De 3ª a 6ª de 12h às 17h

Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 17h. ENTRADA GRATUITA.

As visitas mediadas para grupos poderão ser realizadas com agendamento prévio pelo telefone (21) 2717-2910/ (21) 2717-2893 ou por e-mail ( museudoinga@hotmail.com).

Museu do Ingá

Como Chegar?

Ônibus- 17- 32-33-47-49-53-57- 740D- 751D

Um pouco de História

Museu do Ingá

A história do prédio que hoje abriga o Museu do Ingá começa em 1860, com o chalé erguido pelo médico e político José Martins Rocha. Após sua morte, em 1896, a propriedade foi vendida a José Francisco Corrêa, Visconde de Sande e Conde de Agrolongo, que transformou a casa em imponente palacete.
Em 1903, o Palacete Sande foi comprado por Nilo Peçanha, presidente da Assembléia Legislativa e futuro governador, para ser a sede do governo fluminense, afirmando Niterói como a capital do estado do Rio de Janeiro. Foi sede do governo estadual até 1974.

73 anos e 43 governadores depois, o Palácio do Ingá transformou-se em museu voltado para a história e a arte fluminenses.

Museu do Ingá

Vai por mim

O dia que for visitar o Museu do Ingá , inclua a visita ao MAC. Leva uns 7 minutos a pé de um para o outro.

Museu do Ingá

    

E aí? o que achou do post? Bem, espero que tenham gostado e que tenham incluído esse roteiro na lista dos desejos! 

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: