Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

5 dicas de fotografias em viagens! De amadora para amadores!

5 dicas de fotografias em viagens! De amadora para amadores!

Conseguir realizar a viagem dos sonhos é um momento único e eternizá-lo na memória e em imagens é sagrado! E já que estamos falando de um momento especial, não queremos fazer feio nas fotos não é verdade? Acabei tendo algumas sacadas legais durante a viagem e gostaria de compartilhar. Tá a fim de saber? Vem cá que eu te conto!

Na minha opinião, viajar é a melhor forma de aprendizado! Quanto mais a gente viaja, mais aprendemos sobre a vida, sobre nós mesmos e porque não até sobre fotografias?!

Quando preparei meu mochilão pela Ásia, passei meses estudando cada detalhe de tudo! Eu tinha tudo minuciosamente nas minhas mãos e a viagem dos sonhos tinha que ser perfeita. Inclusive as fotos!

Pensei até em fazer um cursinho de fotografia pra me dar noções básicas, mas, com a grana curta, não deu e acabei desenvolvendo algumas técnicas na prática mesmo! 

Pra quem tem curtido as fotos e deseja se inspirar para fazer fotos bacanas , segue as dicas de uma amadora apaixonada por viagens e fotos.

5 Dicas básicas para dar um up nas suas fotografias de viagens

DICA 1- INSPIRE-SE

Você é daqueles que vivem babando na foto dos outros como eu? Não há problema algum nisso. Caso você não se sinta muito criativo ainda, inspire-se nas fotos das pessoas que você segue no instagram. Salve aquelas fotos que você achou bacana do lugar que você pretende visitar. Observe os ângulos legais e quando menos perceber você estará criando fotos incríveis. Como tudo na vida, quanto mais você faz, melhor será seu desempenho!

Existem inúmeras redes sociais além do Instagram para se inspirar em fotos. As mais conhecidas são: We Heart it, Pinterest, 500px e tumblr. 

 

DICA 2. CORES

Ahhh... as cores... Esse foi mais um dos motivos que amei a Ásia! Eles amam cores vibrantes então pude usar e abusar, porém, sempre tendo em mente as cores predominantes da paisagem.

Antes de sair para os passeios geralmente já pensava na roupa que iria usar e deixava ela por cima da mala separada. Eu sempre pensava no ambiente que iria visitar. Qual seria a cor do cenário? Escuro e monocromático ou colorido? Errei muito até acertar nisso! Mas, é errando que se aprende né?!

O efeito que eu tentava fazer nas minhas fotos era de contraste! O contraste intensifica o significado simplificando a comunicação.

Ele é muito usado nas publicidades. Isso eu aprendi trabalhando com marketing digital. Imagens com contraste cromático contribuem para aumentar o grau de atenção nos anuncios coloridos. Imagens em preto e branco (contraste claro e escuro) também geram um maior grau de atenção e dão um ar mais profissional nas fotos.

As vezes acontecia de eu ir visitar pontos turísticos muito diferentes diferentes no mesmo dia. Se me recordo, em alguns passeios eu cheguei a levar alguma peça diferente de roupa na mochila pra trocar.

Vamos aos exemplos simples:

Se você vai para um lugar com floresta e muito verde e você usa o mesmo tom na roupa você acaba ficando apagada no meio do cenário e suas fotos podem não realsar tanto.

Dpa só uma olhada no realce das cores nas fotos, como muda!

Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Já, se você usa cores diferentes, elas dão um contraste e realçam muito a imagem da foto.

Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

DICA 3 - ROUPAS E ACESSÓRIOS

Imagine que você está indo para um ensaio fotográfico profissional. Capriche no visual, use uma make nem que seja básica pra cobrir as imperfeições do rosto e não precisar ficar usando app que corrigem isso. Eu pelo menso não tenho saco! 

Aquele óculos, colar, pulseira, guarda-chuva, flor no cabelo, chapéu (amooooo!!) e por aí vai! Tente sempre usar algum acessório para compor o look! Crie , invente! Você vai se divertir e com certeza fazer belas fotos!

Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!  Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Vou mostrar abaixo uma foto que eu usei sombrinhas. Pedi emprestado as pessoas e deu um ar diferente nas fotos! Eram sombrinhas velhas, usadas e largadas num canto. Teste suas idéias . O máximo que vai acontecer é você não gostar e apagar a foto! 

Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

No meio da viagem eu meti a tesoura em um vestido e transformei a peça em blusa e saia mudando o look! Você fez algum curso de moda Aline? Não! Não sei nem pregar um botão, mas achei que ficaria com um estilo bacana e tentei! Se reparar bem a saia na cintura vai ver que eu meti a tesoura da forma mais amadora que existe! 

Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

DICA N 4- POSES

A paisagem da tão sonhada praia ou montanha está ali na sua frente, você prepara a câmera fica na posição e vem a pergunta: Onde eu enfio o braço? Que pose eu faço? Não sei vocês, mas eu fico sempre com essa dúvida! Vamos combinar que aquela clássica foto com a mão na cintura já está demodê (pro meu desespero, pois ei só fazia isso!). Tive que me atualizar onde essa geração enfia os braços nas fotos! kkk.. Foi aí que descobri o Tumblr! Na verdade nem sei pronunciar isso direito, mas me ajudou muito! Como tudo na vida muda, a nova tendência são as fotos tumblr.

O tumblr é uma plataforma de imagens mega inspiradora. É uma pegada mais natural das imagens. Você não precisa necessariamente estar olhando para a fotos. Ela se preocupa mais com o que você quer passar na imagem...na sensação... muitas vezes você não é o foco principal da foto. Você só compõem a foto. Passa a ser um complemento. Essa leveza faz com que a foto fique encantadora!

Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores! Imagem em Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

DICA 5- APROVEITE O CENÁRIO

Essa foto foi em um restaurante na orla de Búzios. Quando bati o olho fiquei encantada! Olhei de vários ângulos aquele cenário e acabei pedindo uma latinha de guaraná para pôr na taça e poder sentar usar o espaço para uma foto! "Nós faz pose de rica mas é só mochileira" sempre brinco dizendo isso!

Dicas de fotografias nas viagens! De amadora para amadores!

Bem, essas foram as minhas humildes dicas amadoras de como deixar uma foto mais bacana. Espero que tenham curtido!

E aí? Iluminou suas idéias? Deixe seu comentário, isso me inspira e me faz melhorar cada vez mais!

Mais fotos no meu instagram https://www.instagram.com/alinemonteirooficial/

Ótimos cliks e até a próxima!

Aline Monteiro

 

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: