Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Cultura Cigana- 15 curiosidades que você provavelmente não sabe!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Cultura Cigana- 15 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Você pode estar se perguntando o que esse tema tem a ver com viagens não é mesmo? Então, vem cá que eu te conto porque me identifico, e quem sabe até você descubra algumas afinidades com o povo cigano!

"Nossas semelhanças nos aproximam, nossas diferenças nos fascinam um pelo outro"

                                                   (Tom Robbins)

Fui convidada para participar de 2 festas ciganas mês passado e sem pensar duas vezes confirmei presença e fui em busca de roupas para entrar no clima da festa.

Mais que uma festa temática, uma festa cigana é cheia de significados e rica em uma cultura tão singular! 

Quando alguém fala de cigano perto de você logo pode vir a sua mente a imagem de pessoas alegres dançando em volta da fogueira, roupas coloridas e chamativas e uma vida itinerante. Essa alegria e estilo de vida nômade me encantam e me fazem pensar que todo viajante acaba tendo algumas semelhanças com o povo cigano!

Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Essa liberdade que sentimos de não querer ter raízes nos faz entender como pulsa um coração cigano!

Aprendi que não preciso concordar 100% com uma cultura para apreciar.  Eu sou apaixonada por conhecer novas culturas e respeitá-las! Aprender e trocar experiências é o meu foco principal sempre!

Me entristece ouvir pessoas falando de culturas e povos com desdém ou sem o mínimo de conhecimento e respeito. Por isso gosto de viver e compartilhar as minhas experiências!

O objetivo aqui é desmistificar preconceitos, racismo e discriminações!

Mas na verdade, o que é ser cigano? Qual o perfil de um cigano? A primeira delas é ter o espírito viajante. Ainda que nem todos sejam nômades, os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar. Não criam raízes. Prezam acima de tudo a liberdade.

E já que é para aprender, vamos as 15 curiosidades sobre o povo cigano que provavelmente você não sabia!

1- Origem do povo cigano: Norte da Índia!

Quem me acompanha sabe que sou brasileira de sangue e indiana de coração! Me identifiquei com a Índia e também com os ciganos mas não sabia que tinham uma relação histórica. Existem relatos históricos que os primeiros ciganos surgiram do Norte da Índia. Eles viajaram para Europa, onde não foram bem aceitos e chegaram no Brasil nas primeiras embarcações que Portugal enviou para cá.

Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

2- Porajmos: O holocaustro cigano

Infelizmente, essa é uma parte triste de se recordar da história. Mas vale a reflexão. Aceitar e respeitar outras culturas torna o mundo um lugar melhor para se viver.

Assim como o holocaustro contra o povo judeu, o povo cigano também sofreu um genocídio. Foram 500 mil ciganos assassinados durante o Porajmos pelos nazistas na Alemanha. 

Pouquíssimas pessoas sabem sobre essa dizimação do povo cigano que ocorreu na Europa. Eles foram perseguidos e escravizados na Romênia também apenas pelo fato de serem ciganos.

Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe! Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Por ordem direta de Hitler, realizou-se a campanha de esterilização forçada dos ciganos, assim como todos aqueles sofrimentos terríveis que os judeus foram submetidos.

3- Nem todos são nômades

O principal motivo das constantes migrações do povo cigano é a falta de aceitação do grupo nos países. Isso era muito mais forte no passado, porém, atualmente, cerca de 95% dos ciganos europeus possuem moradia fixa!

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

4- Existe o dia Nacionais e Internacional do povo cigano

Dia 24 de junho é comemorado o dia nacional do cigano e dia 08 de abril comemora-se o dia internacional do cigano.

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Na Europa inteira são realizados eventos nesta data como marchas e outras atividades a fim de promover a diminuição do preconceito contra essa etnia e celebrar a diversidade cultural.

5- Existem mais de 500 mil ciganos no Brasil

Existem ciganos espalhados pelo mundo todo. Segundo a ONU, atualmente existem mais de 500 mil ciganos vivendo no Brasil espalhados em 21 Estados brasileiros. A maioria nos Estados de MG, GO e BA. Entretanto, a maioria deles hoje, vivem na Europa.

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

6- Ciganos ou descendentes de ciganos famosos

O cantor e músico Elvis Presley, o ex-presidente Juscelino Kubitscheck, o pintor e escultor Pablo Picasso, o ator e humorista Charlie Charplin são alguns dos famosos descendentes de ciganos.

7- Regras sobre casamento Cigano

Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe!

  • Toda mulher tem que se casar virgem;
  • Todas as uniões são arranjadas. A família do pretendente tem que pedir autorização a família da futura noiva.
  • Os homens podem se casar com mulheres que não são ciganas, mas o contrário nunca é permitido!
  • A festa começa no mínimo 3 dias antes da cerimônia de casamento. Antigamente era até 15 dias antes!
  • Os casamentos acontecem na adolescência, entre 14, 15 anos de idade! Após a primeira mestruação a menina cigana já está pronta para casar! 
  • Os pais da noiva que arcam com todas as despesas da festa de casamento.
  • Caso o casamento não dê certo, pode separar e casar de novo!
  • A noite de nupcias só começa 1 dia após o casamento.
  • Ciganos não namoram! Casam! Por isso eles acabam aceitando casar tão novos!
  • Casamento entre primos continuam sendo estimulados, na tentativa de preservar o núcleo familiar
  • Tradicionalmente sua pureza é comprovada em um dos rituais da grande festa de casamento em que o lençol da noite de nupcias é exibido para toda a cominudade
  • Antigamente os pais do noivo deviam pagar um dote a familia da noiva mas esse hábito não já não existe mais.
  • Ao se casar a mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
  • Na entrada da noiva na igreja, nada de marcha nupcial! Só apalusos!

8- Músicas

Cigano adora dançar músicas sertanejas e forró. As músicas estilo espanholas também possuem representação muito marcante.

  Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe!  Imagem em Cultura Cigana- 5 curiosidades que você provavelmente não sabe!  Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe! 

          Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!                     Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

 

9- Possuem seu próprio dialeto

Eles tem um idioma próprio para se comunicarem entre eles. Porém não ensinam para quem não é cigano.

Esse idioma só é aprendido e passado de geração para geração oralmente. Não existe qualquer dicionário com seus significados.

 

10- Morte

Quando alguém morre, eles levantam o acampamento para se mudar. A morte de um familiar é um motivo de sair dali. Ficam 1 ano sem comer carne e os familiares mais chegados (mãe, pai, mais, irmãos) não vestem roupas vermelhas nesse período.

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

11- Como se sutentam?

Vivem do comércio. Vendem panelas, cobertores, tapetes, ouro, toalhas e panos de prato comprados muitas vezes na Bolívia. 

Consideram que o dom que receberam dos céus foi de negociação.

O tarô e quiromancia são atividades que rendem dinheiro entre as mulheres. Seja na rua ou em casa , a leitura de cartas é marcada na vida e na alma de quase toda cigana. Elas nascem e crescem nessa atividade e vêem nisso uma oportunidade de trabalhar. Muitos maridos não permitem que as mulheres ganhem dinheiro de outro jeito.

A leitura de mãos também é uma prática entre as mulheres mas nem todas as mulheres ciganas acreditam nessa técnica.

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Estão sempre fazendo negócios com os seus pertences, preferencialmente ouro, pois não perde valor e é aceito em qualquer nação. Isso explica a imagem cigana estar vinculada ao uso do ouro como adereço tanto nos dentes quanto em anéis , cordões e pulseiras.

12- Educação

Normalmente optam por não levarem as crianças a escola. Ensinam na própria comunidade. Tanto no Brasil quanto na Europa, o analfabetismo entre os ciganos é alto. 3 em cada 4 mulheres ciganas são analfabetas. Um conhecimento mínimo de matemática, português e geografia seria o suficiente em seus conceitos,  mas agora, com o passar dos anos tem percebido que precisam estudar mais para terem melhores desempenhos nas vendas. Já que o mundo digital tem atraído muito os consumidores.

                                  Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

13- Documento

A falta de documentação complica desde os primeiros anos de vida. As ciganas tem os filhos nos próprios acampamentos. Sem papel do hospital não conseguem a certidão de nascimento. Sem certidão, nunca conseguem o RG.

Esse problema foi minimizado em alguns Estados. Em 2009 fizeram um multirão em algumas comunidades para emitirem um documento de identificação para eles.

Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

Sem documentos eles também não podem fazer um casamento oficial judicialmente. Então, na verdade eles acabam morando juntos. O que pra eles já é o suficiente para ser chamado de casamento.

14- Ser cigano já foi crime

A rainha da Inglaterra, Elizabeth 1a, chegou a decretar que ser cigana era crime punido com morte.

                                  Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe!

15- Religiosidade e tradição

Podem ser cristãos, muçulmanos, católicos ou judeus.

Nem todos são nômades, nem todos dançam ao redor da fogueira ou usam roupas coloridas. Podem estar inseridos entre as classes alta, média ou baixa.

A Santa Sara é dentre todos os Santos da Igreja Católica, a escolhida pelos ciganos para dedicarem toda a sua devoção.

 Imagem em Cultura Cigana- 13 curiosidades que você provavelmente não sabe! 

 

 

Enfim, em qualquer comunidade existem pessoas boas e pessoas ruins. Eu prefiro me apegar as boas e as experiências que tocam meu coração e me fazem ver a vida de uma maneira mais bonita e sem "pré conceitos".

A ignorância gera o medo, o medo gera preconceito e o preconceito gera discriminação. E o objetivo aqui é enxergar com novos olhares esse povo.

Um brinde a diversidade cultural que todo viajante é apaixonado e as nossas semelhanças! Afinal, todo viajante carrega um espírito livre como o dos ciganos dentro de si!

E aí? o que achou do post? Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram https://www.instagram.com/alinemonteirooficial/

Grande beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Deixe seu comentário aqui: