Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

Chiapas- Explore o Sul do México!

Chiapas- Explore o Sul do México!

Chiapas- O lado deslumbrante do México que poucos conhecem!

CHIAPAS/MÉXICO

ONDE FICA?

Chiapas é um Estado mexicano que faz fronteira com a Guatemala. A capital é Tuxtla Gutiérrez.

QUANDO VISITAR?

Entre novembro e maio. De preferência no fim do inverno e início da primavera que são os meses de fevereiro a maio.

Fui em maio e o clima estava perfeito. Todos os dias estavam ensolarados!

MOEDA

A moeda oficial do México é o Peso Mexicano. Para pontos turísticos mais populares como Cancun você poderá usar apenas o dólar.

Nossa moeda vale aproximadamente 5 vezes mais que a deles. Para termos uma noção do valor da moeda vou fazer uma conversão aproximada aqui.

Cada R$1,00 = 5,17 MXN (peso mexicano)

Isso é muito favorável pro mochileiro e pra mim sempre serve de desempate nas escolhas dos roteiros! Viajar para países em que nossa moeda vale mais sempre torna a viagem mais econômica!

LINGUA OFICIAL

A língua oficial é o Espanhol. Porém, estão acostumados a falar inglês também.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA ENTRAR NO MÉXICO?

1. Um passaporte com validade mínima de 6 meses.
2. VISTO- Brasileiros não precisam de visto.
3. VACINA- Nenhuma vacina era necessária para entrar no país quando eu fui, mas atualmente, por conta do surto da febre amarela estão exigindo a vacina.                            

O QUE FAZER EM CHIAPAS?

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas tem um terço de sua população descendente dos maias.  Existem muitas coisas a conhecer em Chiapas e o ideal é montar sua base na cidade de San Cristóbal de las Casas.

A cidade de San Cristóbal possui várias agências de viagens vendendo pacotes de passeios. 

A dica aqui é que os passeios tem saída geralmente às 6 da manhã, então o dia que a gente chega fica praticamente perdido pois todos os passeios já saíram. 

O único que se consegue fazer é um passeio de cavalo até uma aldeia. Esse passeio preenche apenas a parte da tarde.

Não é o passeio mais bonito de Chiapas, mas preencheu parte do meu dia e eu achei interessante ver coisas diferentes  do que ficar entrando e saindo de lojinhas.

Nas agências locais é vendido pacotes de passeios de um dia inteiro em 2 ou 3 atrações. 

Eu escolhi o passeio combinado que levava as Cascatas de água azul, sítio arqueológico de Palenque e Misol-ha para um dia.Que custou aproximadamente R$140,00. Uma van vai passando e pegando a galera por volta de 5:00am nas hospedagens e deixa no mesmo local por volta das 21:00pm

No segundo dia escolhi o passeio que vai para Cañion del Sumidero e Chiapas Del Corzo.

Tinham muitos outros passeios disponíveis, mas como disse anteriormente, eles saem às 6:00h da manhã, então fiquei só com 2 dias inteiros livres. O primeiro foi a chegada e o último me programei para sair no final da tarde, então não consegui encaixar mais nada, deixei para andar pelas ruas de San Cristóbal mesmo.

Como chegar em San Cristóbal de las Casas

Peguei um vôo da Cidade do México com destino a Tuxtla Gutiérrez. O aeroporto mais próximo de San Cristóbal fica em Tuxtla Gutiérrez, a capital de Chiapas. Sendo assim, quem chega de avião precisa percorrer um trecho de quase 80 quilômetros até San Cristóbal de las Casas. Existem empresas que oferecem o transfer entre o aeroporto e a rodoviária de San Cristóbal. Da rodoviária, você pode pegar um táxi até sua hospedagem. Você pode comprar online ou na hora na loja da empresa, na Calle Real de Guadalupe.

Um táxi entre San Cristóbal de las Casas e o Aeroporto de Tuxtla Gutiérrez custa entre 600 e 800 pesos. É bom tentar negociar com o taxista mas não vai mudar grandes coisas pois taxistas de aeroportos são sempre mais difíceis de negociar.

Não vale a pena ir de ônibus pois ele vai te levar só até Tuxtla e você vai ter que pegar outro transporte até San Cristóban. Vai perder muito mais horas em transporte e acho que a economia no final não vale a pena.

1. Cascatas de Água Azul

Chiapas- Explore o Sul do México

Um dos mais espectaculares e inesquecíveis lugares do México. As Cascadas de Agua Azul são uma série de cachoeiras encontradas no rio Xanil, no estado de Chiapas, no sul do México. Elas estão localizadas no município de Tumbalá, a 69 quilômetros de Palenque e 133 km de San Cristobal de las Casas.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

O rio Agua Azul desce seu leito de pedra calcária em degraus formando uma série de impressionantes cachoeiras que criam piscinas naturais contidas por represas calcárease sim, as águas são azuis como na foto! Sem filtro!

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Diferente das águas das cachoeiras de Tolantongo , também no México, a temperatura dessas águas são frias, o que cae muito bem, pois Chiapas é um lugar muito quente. Resumindo, águas lindas e perfeitas para se refrescar!

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

O ponto negativo de ir em grupos de agências é que você segue o tempo deles para ficar em cada parada. Esse lugar, por exemplo, eu gostaria de ter ficado muito mais tempo para aproveitar com calma e explorar mais o lugar.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Dá vontade de ficar um dia inteiro só nesse lugar! Lá também possui uma espécie de feirinha onde vendem souvenirs e outros artesanatos. Sinceramente, não acho que vale a pena perder o tempo vendo barraquinhas as invés de tirar fotos e nadar. Deixe as compras para a cidade de San Cristobál no período da noite.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

 

2. Palenque

Palenque é uma viagem para a história e misticismo da cultura maia. É uma cidade e município localizado no norte do estado de Chiapas, no México. A cidade foi nomeada quase 200 anos antes das famosas ruínas maias próximas terem sido descobertas no século XVIII. A área tem uma população indígena significativa, principalmente do povo Ch'ol, um descendente maia.

A zona arqueológica de Palenque foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Te adianto que é um lugar muito quente! Prepare-se para suar!

Quando eu fui, estava tão quente que até me senti fraca. Leve um chapéu, protetor solar e muita água. Não esqueça de ir com roupas leves.

Chiapas- Explore o Sul do México

2. San Juan de Chamula

Esse passeio gasta metade do dia. Eu sai na parte da tarde e fui até um ponto de carro e a outra parte do trajeto à cavalo pela floresta até chegar nessa cominudade.

Chiapas- Explore o Sul do México

O local do México que me fez chorar! San Juan Chamula, é uma comunidade bem humilde à 10km de San Cristóbal. Chamula é o termo utilizado para nomear diversas etnias maias que habitam as montanhas de Chiapas como os Tzotzil, os Tzeltal, os Mame, os Tojolabal e os Choles. As mulheres Chamula, tradicionalmente usam saias pretas felpudas e seus cabelos trançados, os homens parcas felpudas em preto ou branco.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Essa foto aí de cima com as crianças é muito especial pra mim e eu conto a história dela na sessão coração de viajante.

Lá você tem um contato com uma cultura completamente diferente de tudo que você verá em todo o México. Sabe aqueles choques culturais? Pois é, lá você sente assim que chega. E se você vier de um tour pela Cidade do México, como eu, vai sentir ainda mais. É estranho ver uma parte do país tão rica e outra tão pobre. O choque cultural começa pelas vestimentas muito características, passa pela religiosidade e termina pelo jeito em que as crianças ficam a sua volta quando vêem você comendo ou bebendo algo na rua, ( elas me rodeavam pedindo um pedaço ou um gole do refrigerante, e ao ceder para um quando você via tinham mais 10 a sua volta e o número se multiplicava até você entregar tudo na mão deles), foi uma das cenas mais tristes que já presenciei viajando, mas também, uma das mais reflexivas.

 

Chiapas- Explore o Sul do México

A Igreja de San Juan Chamula é uma gracinha por fora. O dia que eu fui não entrei, porém, já li relatos que lá dentro, é possível ver uma grande cruz e altares com santos católicos, no chão ramas de pinheiro,(a árvore sagrada dos Chamula), espalhadas, e muitas velas acesas. Os maias tem o costume de rezar sentados no chão com seus familiares, acendendo velas e oferecendo, refrigerantes (sim a oferenda é Coca-Cola!), os homens, tomam bebidas álcoolicas. O refrigerante é considerado de Deus, usada para manter o equilíbrio e os espíritos tranquilos.

Chiapas foi o lugar mais barato para comer milho verde que já visitei no mundo até agora! Me acabei! rs..

Chiapas- Explore o Sul do México

3. Cañion del Sumidero

Chiapas- Explore o Sul do México

Uma das opções bate e volta que vendem nas agências de San Cristoban é o tradicional passeio pelo cañion del Sumidero, que está a uma hora da cidade. Esse Cañion vai te lembrar um pouco Capitólio em MG/ Brasil, porém nele não se pode nadar. Apenas apreciar os paredões de até mil metros de altura no Rio Grijalva, a fauna e a flora.

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Esta falha geológica foi formada há mais de 12 milhões de anos. É um passeio muito legal também.

Chiapas- Explore o Sul do México

4. Chiapa de Corzo

Chiapa de Corzo é uma pequena cidade e município situado na parte centro-oeste do estado mexicano de Chiapas. Localizada no vale do rio Grijalva, nas terras altas de Chiapas.

Chiapas- Explore o Sul do México

Possui algumas construções arquitetônicas bem interessantes mas não tem muito a fazer. Fora que a cidade é tão quente que deixa seu corpo fraco pra ficar andando de um lado ao outro.

 Seu valor está em sua história, porque foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis durante o século XVI. 

A Fonte Mudéjar de Chiapa de Corzo é considerada um dos mais importantes monumentos artísticos não só no México, mas na América. É a primeira fonte que foi desenhada em Chiapas.

Chiapas- Explore o Sul do México

Outros pontos de interesse são os Portais de Chiapas, Igreja San Domingo, Ruínas de Igreja San Sebastián, Museu Angel Albino Corzo House, Plaza de Armas, Casa Escola de Tradições.

 

5. Cascata de Misol-Ha

Chiapas- Explore o Sul do México

A cachoeira é um destino turístico muito interessante que está localizada a 20 km da zona arqueológica de Palenque. 

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Chiapas- Explore o Sul do México

Essa cachoeira foi cena do filme " Predador" com Arnold Schwarzenegger. 

6. Ouvir os Mariachis pelas ruas

Outra coisa típica do México, né?! 

Chiapas- Explore o Sul do México

Muito mais do que um grupo musical, os Mariachis são considerados um símbolo nacional, pois revelam grande parte da cultura clássica do México, através das melodias, letras apresentadas e suas vestimentas que também possuem grande destaque nas apresentações

Diante de tantas festividades no México, os mariachis têm presença garantida em inúmeros locais como festas de aniversário, cerimônias matrimoniais, serenatas e formaturas.  Este é um dos motivos que faz com que mais e mais grupos, hoje em dia, surjam nas cidades do México.

É bem divertido e animador aproveitar um momento ao som dos incríveis Mariachis. 

 

Chiapas- Explore o Sul do México

  Eles cobram um trocado pra cantar uma música. Há quem ache brega, mas eu paguei amarradona! rs...

Vai por mim

Na rodoviária da cidade de Chiapas você pode pegar um ônibus/ Van sentido aeroporto de Tuxtla para pegar seu vôo de volta a cidade do México ou pode pegar um ônibus para Cancun! Isso mesmo que você acabou de ler! Então se quiser dar uma esticada no mochilão vai com tudo!

De Tuxtla para Cancun de ônibus- Custo aprox. R$93,00 - R$197,00/ 16h48min tempo de duração da viagem 

De Tuxtla para Cancun de avião- Custo aprox. R$216,00- R$410,00/  3h43min tempo de duração do vôo.

 

E aí? o que achou do post? Bem, espero que tenham gostado e que tenham incluído esse roteiro na lista dos desejos! 

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: