Vem Cá Que Eu Te Conto - Viagens, Roteiros e Transformação

13 COISAS IMPERDÍVEIS PARA FAZER EM NITERÓI

13 COISAS IMPERDÍVEIS PARA FAZER EM NITERÓI

13 coisas imperdíveis em Niterói! E aí? já fez tudo da lista?

Niterói é uma Cidade com uma beleza ímpar!

Há quem diga que o melhor de Niterói é a vista para o Rio. Independente da zoeira que rola entre cariocas e fluminenses, Niterói tem mesmo um charme a parte. Museus, praias oceânicas, Igrejas Históricas, patrimônios históricos e arquitetônicos, complexos de fortes, parques, feiras e artesanatos não dão ao turista tempo de ficar parado.

Seja bem vindo a Niterói! Espero que gostem!

O que significa Niterói?

Niterói é um termo na língua Tupi que significa "água que se esconde"ou "porto sinuoso".

13 Coisas Imperdíveis Para Fazer Em Niterói

1. Visitar o Museu de Arte Comtemporânea (MAC)

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

O MAC é atualmente o símbolo da Cidade de Niterói. Criada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, é considerada uma das 7 maravilhas do mundo em museus pela mídia especializada.

A forma do MAC lembra uma nave espacial e a noite, ganha uma iluminação própria aguçando ainda mais a nossa imaginação.

Com vista panorâmica de 360º para a Baía de Guanabara, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, o MAC deixa qualquer turista fascinado.

2. Ver a Cidade do alto do Parque da Cidade

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

Vir a Niterói e não subir ao Parque da cidade é o mesmo de vir ao Rio e não ver o Cristo. O parque da Cidade tem uma vista privilegiada de toda a Baía de Guanabara. É um dos pontos mais legais de se assistir o pôr do sol na Cidade. De lá também fazem pulos de asa deltas e parapentes.

3. Visitar a Fortaleza de Santa Cruz da Barra

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

Niterói também respira História. E se você curte unir história com uma bela paisagem, não pode deixar de fazer uma visitinha na Fortaleza de Santa Cruz da Barra. São visitas guiadas por um militar que acontecem em horários definidos.

4. Fazer um Passeio no Campo de São Bento

Tá com a criançada? Esse é o passeio mais certeiro! Fazer piquenique, andar de bicicleta, patins, patinete, skate, balançar na gangorra, balanço, ecorregar no escorrega , dar comida aos peixinhos, comer pipoca e correr livremente em um parque todo arborizado. Como já dizia uma propaganda... se sujar faz bem! rs

5. Visitar a Igreja de São Francisco Xavier

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

A Igreja de São Francisco Xavier é quase que secreta. Construída no século XVII foi tombada pelo IPHAN em 1938. Possui uma imagem esculpida em pedra sabão atribuída ao Mestre Aleijadinho. Localizada em uma elevação, é possível assitir um pôr do sol bem tranquilo lá também. A vista é de encher os olhos!

6. Conhecer o Museu do Ingá

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

Se eu te disser que o Walt Disney já esteve nesse lugar você acredita? Pois é verdade! O Museu do Ingá é um lindo Palacete com exposições temporárias e permanentes.  Uma casa que foi transformada em Palacete , foi sede do Governo do Estado do Rio e hoje é um Museu exalando história e beleza! 

7. Conhecer o Museu Janete Costa

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

Esse Museu inclui 2 sobrados do início do século XX.  Após vários anos abandonado, chegou a ser invadido por moradores de rua. Hoje, com administração da prefeitura, tem entrada gratuita, conta com 1 monitor em cada andar que nos guia pelas exposições explicando e tirando dúvidas. 

8. Fazer a trilha do Costão de Itacoatiara

A trilha pode ser considerada moderada/pesada, não pela distância, mas pela dificuldade pois é completamente íngreme. Quem chega ao final recebe a recompensa pois a vista é literalmente de tirar o fôlego. Não esqueça de levar água, protetor solar e boné.

9. Visitar o Forte Barão do Rio Branco

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

O Forte Barão do Rio Branco na verdade incluem mais 3 dentro da propriedade: Forte São Luis, Forte do Pico e Forte Imbuí . O acesso a esses fortes se dá pelo Forte Barão do Rio Branco. Com ruínas apelidadas de "Machu Picchu" brasileira, vistas para o Pão de Açúcar, Morro da Urca, Baia de Guanabara e muita história, esses Fortes irão render um passeio incrível e fotos sensacionais.

10. Beber água de coco e assistir o pôr do sol em Boa Viagem

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

Ao longo do calçadão de boa viagem existem vários quiosques que vendem água de coco. Sentar ali pra relaxar bebendo uma água de coco e apreciando o pôr do sol também é renovador a alma.

11. Conhecer o Solar do Jambeiro

12 Coisas Imperdíveis para fazer em Niterói

O solar do Jambeiro é um casarão que foi tombado pelo IPHAN no ano de 1974.  Construído por um português em 1872, o solar é um exemplo de arquitetura residêncial urbana do século XIX. A entrada é gratuita e possui sempre um monitor para fazer o guiamento dentro do casarão. É realmente um passeio pela história.

12. Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI)

Criado em 1977, o museu tem como sede as ruínas do antigo recolhimento de Santa Teresa, construído no início do século XVIII. Tombado pelo IPHAN em 1991, passou a ser considerado um sítio arqueológico. Apresenta um significativo acerto de peças e artefatos que registram a presença de espécia humana na região há 8 mil anos.

13. Curtir as praias oceânicas

Camboinhas, Piratininga, Sossego, Itaipu e Itacoatiara.  Cada uma com a sua beleza única.

E aí? o que achou do post? Já conhecem todos esses pontos turísticos? Bem, espero que tenham gostado e que tenham incluído esse roteiro na lista dos desejos! 

Deixe seu comentário! Isso me ajuda a melhorar cada vez mais!

Não se esqueça de se inscrever para receber atualizações, ter acesso aos descontos e ser convidado quando houver algum evento exclusivo!

Você pode ver mais fotos dessa e de outras viagens lá no meu instagram

Super beijo e até a próxima!

Aline Monteiro

 

Saiba Mais sobre Aline Monteiro

Postado por: Aline Monteiro

Aline Monteiro nas redes sociais:

Extrovertida, brincalhona, aventureira, mãe, mulher, resolvida e também adoro mochilar um pouquinho mundo a fora!

Deixe seu comentário aqui: